quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

O SURGIMENTO DO DISTRITO


Ex-Estreito I, até o ano de 1932, o distrito de Lima Campos era apenas uma fazenda de criação de gado e outros animais, a qual pertencia ao Sr. Ananias Evangelista, proprietário de uma grande extensão de terras e de grande rebanho bovino naquela região.
Em meio as terríveis lembranças da seca trienal de 1877 - 1879 em todo  nordeste, com notícias de antropofagia, empestação de serpentes peçonhentas, epidemias e fuga em massa dos sertanejos para Amazônia, foi expedido o ofício ao presidente das províncias do Ceará, Honório Benedito pela  a câmara municipal do Icó em reposta a uma solicitação de informações sobre os açudes ali da região ou lugares propícios para execução de um novo reservatório .
Os vestígios dessa última seca obrigou o governo imperial a iniciar uma política de construção de grandes reservatórios como forma de amenizar os efeitos drásticos das crises climáticas, tendo como partida a construção do açude Cedro, em Quixadá, com resposta muito lenta, com inauguração somente em 1906 após 20 anos já durante a república.
A lentidão do processo de aprovação e o inicio das obras não foi muito diferente para o açude de Cima Campos, que veio a ser reivindicado via o tal ofício somente em outubro de 1884.
O primeiro projeto de construção do grande açude Estreito de 1911 pelo o Dr. Carlos Pinto Almeida e enviado ao Ministro da Viação em setembro do mesmo ano sendo aprovado somente em novembro do ano seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário