domingo, 19 de maio de 2013

MUNICÍPIO: NOVO LIMA CAMPOS - CEARÁ


Foto: Bete Maciel

Há mais de dois anos, por interferência política, ilusoriamente, o povo escolheu, dentre outras indicações, o topônimo NOVO LIMA CAMPOS. A escolha fora feita às pressas já que alguns políticos na pretensão de auto-elevar-se nessa área, levou ao povo sem direito e/ou tempo à outras analogias toponímicas, que assim optou por ficar - NOVO LIMA CAMPOS.

Quando elevada à condição de Cidade terá seu nome registrado no rol de mais de 5 mil municípios brasileiros como NOVO LIMA CAMPOS, pois assim foi o novo nome "escolhido" para os autos do processo toponímico para a criação de novos municípios no Brasil.

Sem uma prévia amostra à população dos possíveis novos nomes para LIMA CAMPOS, o povo reunido decidiu não suprimir o nome atual (LIMA CAMPOS) optando por acrescentar NOVO antes do topônimo de origem do Arquiteto construtor do Açude Lima Campos, hoje sob o domínio do DNOCS.

Os outros possíveis nomes apresentados apenas no dia da decisão em assembleia eram também sugestíveis e com grandes possibilidades de vencerem a disputa se tivessem dado à população tempo para as análises e discussões.

Salvo engano de memória, eram:

1. Limanópolis - Lima (Lima Campos) - pólis (cidade) = Cidade de Lima (Campos);

2. Águas de Lima Campos - Águas pelas águas do açude do mesmo nome;

3. Novo Lima Campos - Novo (cidade nova - segundo município no Brasil com o mesmo nome, por isso tendo que acrescentar NOVO antes do nome. (Este o escolhido).

Não me recordo de outra indicação.

QUANTO À CONDIÇÃO DE CIDADE...

Ao ser em tempo, aprova a Lei de criação de novos municípios no Brasil e, Lima Campos tenha seu processo incluso, muitos serão os interessados em ter seus nomes gravados como os primeiros a gerirem a "Terra das Águas", porém é preciso ter responsabilidade para que a Opção Primeira do Nome a Gerir esta terra de povo sofrido, porém honesto com humildade no coração, seja realmente para progredir.

Concluídos os trâmites finais, não podemos deixar de apresentar também o NOSSO NOME para que toda a População Limacampense faça sua análise.

Com a Lei de criação de novos municípios aprovada, deixamos claro nossa real intenção de lançar o Nome como Pré-Candidato a Prefeito da Nova Cidade das Águas.

Prof. José Santos.

Um comentário:

  1. Meu deus eu cinto muita saudade até choro são trinta anos que eu vivi neste lugar lindoooooo eu marcela

    ResponderExcluir