sexta-feira, 30 de agosto de 2019

PROJETO DE ARQUITETO ICOENSE VISA RESTAURAR CINE-HOTEL EM LIMA CAMPOS E TRANSFORMÁ-LO EM CENTRO CULTURAL


O edifício conhecido como Cine-Hotel, localizado no distrito Lima Campos, em Icó, é um dos mais antigos que constitui o conjunto arquitetônico da época da construção do açude da região. O mesmo possui uma arquitetura neocolonial com a presença de elementos que marcam a influência da Art Decor no município.
A partir da coleta de dados e do estudo sobre a história, cultura e comunidade e do equipamento histórico limacampense, o arquiteto Pedro Lucca criou a ideia do Centro de Arte, Cultura e Turismo Sertanejo (CACTUS), no local que hoje estão as ruínas do imponente e histórico Cine-Hotel de Lima Campos, de forma a restaurá-lo e ampliar seu alcance cultural.
A proposta da prefeita Laís Nunes é credenciar o projeto no edital do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), que abre seleção para financiamento de projetos voltados para o Patrimônio Cultural, ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Dessa forma, transformar o local em centro capacitador e irradiador da cultura. A relação entre o edifício existente e o projeto proposto é solucionada de forma harmoniosa e integradora.
CACTUS
O Centro de Arte, Cultura e Turismo Sertanejo é um espaço onde serão desenvolvidas atividades complementares à escola de tempo normal, estimulando a criatividade de crianças e adolescentes; possibilitando o convívio, e criação, com arte e cultura e explorando essencialmente os valores das tradições locais através de programas de educação patrimonial e gestão em turismo local.
Fonte: PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário