Blog do Lacy, 10 anos no ar! Lima Campos, passa aqui!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

PAREDE DO AÇUDE LIMA CAMPOS É DESTAQUE NO PORTAL ICÓ NEWS


O açude de Lima Campos, um dos mais antigos do Ceará, foi construído em 1932 com a finalidade de socorrer a população de sertanejos, dizimados pela grande seca na época.  O projeto do açude de Lima Campos teve o aproveitamento das várzeas de Icó, situadas no vale do rio salgado. O açude tem capacidade para armazenar 66,38 milhões de metros cúbicos de água.

Hoje o açude de Lima Campos encontra-se com o volume de 3,48 hm³ cerca de 5,24 % de sua capacidade total, situação que preocupa toda região abastecida por esse reservatório. Além da crise hídrica, o açude passa por outra situação que preocupa, as últimas chuvas que caíram na região, contribuíram para que placas que fazem parte da parede de contenção do açude começassem a ceder ainda mais, pois segundo informações do radialista Deusimar de Oliveira, em meados de 2014 já poderiam ser vistos grandes buracos na parede. "Já tem um tempo que essas paredes estão deterioradas, pedimos com urgência que os órgãos competentes olhem para nosso açude, antes que aconteça o pior!". Afirma o radialista.

DNOCS

Em entrevista a emissora de Radio Brasil FM de Icó, na tarde de hoje (22), o diretor do DNOCS, Francisco Alves de Andrade (Freitas), informou que esteve com uma equipe constatando a situação da parede do açude, "constatamos as irregularidade há muitos anos", após a inspeção Freitas requereu ao diretor-geral do DNOCS, providências, "sobre a situação precária da parede do açude público de Lima Campos", ressaltando que com as chuvas recentes que banham a região agravou-se mais a situação da parede do reservatório, preocupando moradores da região, que por meio das redes de comunicação social, denigre ainda mais a imagem do DNOCS por conta destes casos.

"Ressaltamos ainda que essa situação já é do conhecimento do seu diretor-geral e do coordenador do estadual do DNOCS", que em visitas anteriores, constataram a real situação. Afirmou o diretor do DNOCS/ICÓ.

Freitas, informou também na entrevista, que alguns técnicos do Ministério da Integração Nacional e Tribunal de Contas da União (TCU), recentemente estiveram visitando alguns Açudes do estado do Ceará, inclusive o de Lima Campos e constatando a realidade, no requerimento, Freitas frisa que o ministério iria disponibilizar recursos para manutenção das barragens e açudes visitados e, que iriam fazer parte do "PIS" (Programa de Integração do Rio São Francisco).

Em conversa com o direto-geral Angelo Guerra, Freitas concluiu em sua entrevista, que os recursos já tinham sido liberados e estava faltando apenas uma licitação, e que já estava sendo providenciada recentemente, para poder começar a recuperação da parede do açude.

Colaborou Lacy Carvalho e Deusimar de Oliveira/Edçião Portal Icó News

Nenhum comentário:

Postar um comentário