domingo, 14 de abril de 2019

BIOGRAFIA DO PROFESSOR E POETA NONATO BERTOLDO

Raimundo Nonato Bertoldo Lima, nasceu na cidade de São João dos Patos-Ma, em 02 de fevereiro de 1958, mas foi em Lima Campos-Icó-Ce que deu seus primeiros passos e adotou esse lugar como sua terra natal. No Colégio São Sebastião iniciou sua formação escolar. Nessa época, Lima Campos era uma vila e a maioria dos seus habitantes eram funcionários do DNOCS. O período era marcado por uma ditadura militar, e o país passava por cruéis momentos de sua história. Mesmo com todos os percalços, na metade dos anos setenta conseguiu concluir o Ensino Fundamental. Almejando continuar seus estudos, fez matrícula no Centro Educacional Júlia Jorge, em Fortaleza-Ce. Por motivos particulares foi morar na cidade de Jardim de Piranhas-RN. Matriculou-se no Centro Educacional José Augusto, na cidade de Caicó-RN onde concluiu o Ensino Médio.

Retornando ao Ceará, como já havia definido a profissão de educador, fez graduação em Licenciatura Plena em Letras e Pós-Graduação em Literatura Brasileira, pela Universidade Estadual do Ceará.

Como educador fez parte do corpo docente das escolas: Colégio Senhor do Bonfim, Centro Icoense de Ensinos Técnicos, Colégio São Sebastião, E.E.F. Vivina Monteiro, CERE Padre José Alves de Macêdo. Atualmente, na E.M. João Raimundo Mota exerce a brilhante função de educador.

Um dos fundadores do Sindicato dos Professores da Rede de Ensino Público de Icó, Nonato Bertoldo sempre participou das reivindicações e manifestações em defesa dos professores. 

Grande admirador do poeta Patativa do Assaré. Inspirado em sua literatura, sobretudo os poemas de cunho social, escreveu sua primeira obra -Rompendo as Algemas em 1997. 

Dez anos depois reuniu uma coletânea de poemas, de temas variados e publicou o livro Um Lugar ao Sol. 

Seu último trabalho foi Cordel dos Bertoldos - uma homenagem a descendência da família Bertoldo em 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário